"Não escolhemos quem amamos"

No outro dia em conversa com um amigo sobre esta vida ser uma  "(...) arte do encontro, embora haja tanto desencontro pela vida"*, e ele respondeu-me que não escolhemos quem amamos.

Será? Será mesmo que não podemos escolher amar ou deixar de amar? Será mesmo que não temos dedo de lucidez no processo de loucura que é estar apaixonado?

Eu escolhi-te no dia que te vi. De entre todos os que lá estavam, escolhi-te a ti.

Hoje sei que tu não me escolheste a mim, imagino que dirás que "não escolhemos quem amamos". Se fosse diferente poderias ter-me escolhido a mim. Mas assim não foi.

Eu escolhi-te, e amei-te. Talvez ainda te ame. Porque isto do amor tem muitas cores e assume muitas formas. Amei-te, desejei-te, sonhei que contigo seria diferente.

Não foi. Não é.

Hoje escolho deixar de te amar. Dizem-me que com o tempo vou chegar lá, porque isto do tempo cura tudo.

Hoje escolho esquecer-me de ti, hoje escolho não mais me perder em ti, hoje escolho não encontrar-te em mim, hoje escolho deixar-te ir.




A merda disto tudo é que a esperança é persistente e corrói a alma... talvez possa ser diferente e tu descubras que o teu caminho é aqui, talvez não te importes e me convides a habitar o teu coração...
talvez me apertes em teus braços e não me deixes fugir.

*Vinicius de Moraes

Comentários